VOLVO C40 RECHARGE P8 – FORMA E FUNÇÃO
Forma sempre se sobrepôs a função. Sim, porque o apelo do design é algo que é percebido pelo cliente e muitas vezes é definitivo na tomada de decisão de compra. Por isso muitos fabricantes de automóveis investem na contratação de chefes de designer de primeira linha, para dar identidade a marca mais principalmente, tornar o produto atraente aos olhos.

Não à toa, as pessoas compram carros que consideram bonito, e não apenas por serem funcionais. E é aí que entra a função. Algo que é fundamental para um automóvel, afinal ele dever servir a função básica de transportar com conforto e segurança pessoas e bagagens, mas muitas vezes essa função é sobreposta pela forma.
É o caso de modelos onde o espaço interno é prejudicado pelo ângulo de caída de teto mais acentuado, que privilegia a silhueta esportiva, mas que rouba estimados centímetros de quem vai no assento traseiro.
Já no caso do Volvo C40 Recharge P8 a montadora fez um trabalho digno de nota, onde forma e função se combinam de uma maneira absolutamente coerente. Em poucos automóveis podemos afirmar isso!
Até porque, convenhamos, o formato de carroceria que surgiu nos últimos anos de “SUV Cupê” é algo que não faz muito sentido, afinal um SUV, por definição é um modelo de linha de cintura alta, capô elevado, teto alto, traseira truncada e boa altura em relação ao solo. Ou seja, tudo que não combina com o estilo “cupê”!
Mas no C40, a Volvo conseguiu fazer um trabalho sublime, combinando como poucos o que podemos chamar de um legítimo “SUV cupê”!
UM DESIGN MARCANTE
É a primeira coisa que vai te atrair no C40, com certeza. A forma como a linha do teto desce para a tampa do porta-malas, adornado pelas lanternas traseiras que se divide entre a coluna e a tampa, e os dois spoilers um sobre o vidro traseiro e outro abaixo dele dão uma personalidade única ao modelo. E em certos ângulos ele fica realmente muito bonito.
E, um ponto que acrescenta esportividade as linhas são os pneus traseiros muito largos, na medida 255, que por sinal são ainda mais largos que os dianteiros, que já são bem parrudos, com seus 235mm de banda de rodagem.


Ou seja, quando visto no ângulo de ¾ da traseira, ele parece assentado no chão, como um animal apoiado sobre as patas quando está pronto para dar um bote. Realmente arrebatador.
A dianteira tem sim seu charme, pois a ausência de grade e o formato angular da parte inferior dos faróis. O capô faz bem seu trabalho contribuindo para dar muita personalidade ao carro, por ser largo e com dois vincos bem marcantes.

Quando visto de lado, duas linhas vão se sobressair em sua silhueta. A primeira é a linha praticamente plana do elevado capô, e a segunda é o arco suave que inicia da base da coluna dianteira que descreve uma suave linha até se juntar a tampa do porta-malas. Um trabalho muito bem feito da equipe de design, digno de aplausos! E olha, que aqui no EVPLACE não somos muito fãs desse tipo de carroceria, mas o C40 nos conquistou nesse quesito.


Quanto ao interior, você estará sim dentro de um Volvo, com tudo o que se espera de um modelo da Marca, sempre prezando pela excelente ergonomia e bom gosto das linhas. Volante grosso, na dimensão certa, joystick vazado, console central alto, e painel elevado. Nem a etiqueta no banco com a bandeira sueca foi esquecida! Sim, estamos em um Volvo!
Só que o C40 Recharge P8, há um toque de esportividade, só que presente de uma forma mais sóbria, realçado pelos tons escuros do interior, pelos assentos que combinam dois materiais sintéticos que literalmente lhe firmam no encosto, e pelo uso de materiais reciclados em tom cinza escuro.


Um destaque, que para nós foi uma surpresa, foi o acabamento em plástico craquelado, que está aplicado nas portas dianteiras e no painel, que durante o dia parece simples e até desconexo do restante do interior, a noite é realçado pela iluminação indireta ficando muito, mas muito bonito mesmo! Gostaríamos de ver isso em mais carros.
SE A FORMA MOSTRA ESPORTIVIDADE, A FUNÇÃO A ENTREGA COM COMPETÊNCIA.
As linhas da carroceria já entregam que você está entrando em um carro esportivo, disso não há o que discutir. Mas quando se assume o volante, a excelente posição de condução é rapidamente é assimilada pelo seu corpo, e deixa claro que algo está por vir.




Mas antes de dizer o que ocorre quando se pressiona o pedal direito, é que muito da esportividade do carro passa pelos assentos dianteiros. Sim, pela forma firme como apoiam o corpo, pelo extensor que aumenta o contato da perna com o assento, pelo material sintético que reveste a parte central do assento tem um “grip”, ou seja, o tecido adere a sua roupa e o retém no banco, permitindo que se mantenha a postura mesmo em curvas. Isso aumenta a sensação de uma condução esportiva.


Agora, vamos ao acelerador. Basta uma pressionada mais forte no pedal e o C40 desenvolve com muita força! É impressionante como ganha velocidade, reto, firme e constante! Parece não ter limite para o quanto ele pode continuar acelerando!
Mas não é mérito apenas dos 408 cavalos e os insanos 67 kgfm de torque entregues pelos dois motores, um em cada eixo, que vale salientar, são números dignos de um belo motor V8. Mas pela forma como tudo isso é entregue ao asfalto e como a suspensão e o sistema de tração do carro suportam tudo isso.
O carro é todo o tempo na mão, não vibra, não puxa para um dos lados, e não oscila nenhum dos eixos, mostrando que há uma competência técnica ali que absorve toda a forma da aceleração. O resultado disso? O C40 é um míssil !!! Muito rápido mesmo!!
O tempo informado pela Volvo de 4,7 segundo para chegar aos 100km/h parece menor quando se conduz o carro. A sensação e o feedback que o carro dá ao motorista é de que esse tempo é ainda mais baixo. Realmente muito bom!
Sei de clientes inclusive que mudaram da versão P8 para a P6, com seus ainda bons 238 cavalos e um único motor traseiro, justamente porque entenderam que não precisam de tanta potência.
Já no nosso caso, afirmo, sim a versão P8 pode ter o comportamento de um foguete da Space X durante seu lançamento, mas que pode ser conduzido com suavidade, para levar as crianças ao colégio ou ir buscar o Pet no Pet shop. Agora, se estiver atrasado para uma reunião, vai se sentir como o Marty Mcfly indo de volta para o futuro!
EFICIÊNCIA ACIMA DA MÉDIA


Mas tamanha vontade de ganhar velocidade poderia limitar o alcance da bateria. Bem, é certo que quanto mais se pressiona o pedal do acelerador, mas rápido se chega, mas menos longe se vai. Isso ocorre com qualquer carro, seja elétrico, híbrido ou combustão.
A questão é que para nossa surpresa, conduzido de forma tranquila o indicador de carga de bateria demorava a diminuir, mostrando quão eficiente é o seu sistema. Ele não é um grande consumidor de energia como aquela geladeira antiga da casa da sua avó. Não mesmo. Segundo o Inmetro, seu nível de eficiência energética é de excelentes 0,60 MJ/ km, o que se pode traduzir em um uso muito eficiente da energia armazenada na bateria, mesmo tendo dois motores para mover. Ele é mais eficiente por exemplo que o Chevrolet Blazer EV, também um dual motor com 0,63 MJ/km. ( quanto menor o valor, mais eficiente energeticamente é o carro ).
Ainda pela entidade, a autonomia declarada é de 353 km, mas garanto que é possível chegar aos 400km, ou mesmo 420km com uma única carga, se bem conduzido na cidade. O seu consumo equivalente, que é a simulação do consumo caso o carro elétrico fosse um a combustão é de 35,8 km/l, o que dá uma visão de quão eficiente é o carro.
O carregamento da bateria de 69 kWh de capacidade pode ser cumprido em torno de 7h utilizando o máximo de 11kW em corrente alternada suportada pelo carro, ou 34 minutos em corrente contínua de 175 kW de potência para carregar até 80% da bateria.
E O C40 RECHARGE É SEGURO?


Bem, estamos falando da marca que inventou o cinto de segurança de três pontos e manteve sua patente aberta para que outras marcas utilizassem a inovação já no distante ano de 1959. Só por isso, a Volvo mereceria um prêmio de honra ao mérito.
Já o C40 tem um pacote completo ADAs, com diversos assistentes de condução, pouco intrusivos, que não afetam tanto a condução e se mostraram muito eficientes, quando em uma manobra de ré o carro literalmente ancorou as rodas quando um bicicleta passou por tras do carro de forma desavisada.
Há alerta de ponto cego, alerta de manutenção em faixa, alerta de colisão iminente, câmera 360° entre outros, e caso ocorra uma batida são nada menos que sete bolsas airbags, sendo o frontal, lateral e de joelho para o motorista, frontal e lateral para o passageiro dianteiro, um de cortina de cada lado. Além disso, a estrutura onde fica a bateria é reforçada para minimizar ainda mais o impacto sobre ela em uma colisão.
CONCORRENTES


A Volvo era a anterior líder de carros eletrificados no brasil. Com o XC40 T5 híbrido ela ganhou muito espaço no marcado nacional. E mesmo com apenas a versão elétrica do XC40 ela continuou com bons números de comercialização. O C40 veio para reforçar isso. Então no patamar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil a marca seguia liderando.
Ocorre que o mercado mudou, houve uma inundação de novos modelos, com preço inferior, mesmo preço ou mesmo mais caros, dando mais opção ao cliente. Aqui no EVPLACE podemos afirmar que, assim como alemães, os suecos sabem fazer carros, e o C40 não é uma exceção. É um carro sólido, firme e muito bom de conduzir, além de ser confiável e robusto. Por isso é bom escolher bem qual seria o modelo que o faria abrir mão desse Volvo.
BMW IX2 XDRIVE 30 M SPORT

Outro SUV cupê do segmento premium, e o único concorrente direto em termos de tecnologia e carroceria . Recém-chegado ao Brasil teve sua veia esportiva finalmente evidenciada com a nova carroceria. É literalmente outro carro em relação ao X2 da geração anterior, e o primeiro 100% elétrica da família.
Sim é menos potente que o Volvo, com 313 cavalos, mas é bom lembrar que trata-se de um BMW, que são carros com comportamento dinâmico de fazer inveja a qualquer fabricante. Está posicionado acima do C40 Recharge P8 em termos de preço, pois é uma plataforma nova, com o que há de mais moderno em termos de segurança e conectividade.
POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR O C40 RECHARGE P8


Porque o carro é realmente muito bom em vários aspectos. Para quem gosta de dirigir, o C40 tem pegada esportiva, é sempre na mão, com uma condução afiada! Agrada também quem quer um carro confortável, mas com estilo moderno. Nem mesmo os pneus com perfil baixo são impedimento para um rodar confortável. A suspensão é sublime na capacidade de suportar o peso de 2,2 toneladas do carro e ainda manter a carroceria com o mínimo de inclinação.
Se os 408 cavalos te assustam, há hoje a versão do C40 como um único motor e 238 cv. Você perde um pouco em autonomia, pelo pack de bateria menor e em desempenho, mas continua sendo um ótimo carro.
Sim, a central multimídia está um pouco datada em termos de funcionalidade e tamanho, mas o Google nativo ajuda muito! E o painel de instrumentos, sim é simples mesmo, se você já conhece a marca sabe que o conceito é apenas apresentar o mínimo de informações para não tirar a atenção do motorista.
Pelo que cobra, e pelo que entrega ao condutor, é um senhor automóvel. Aqui no EVPLACE nos tornamos fãs desse carro!
Agradecemos a Rota Premium Volvo por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.
Galeria






































Publicar comentário