KIA NIRO HEV – VOCÊ PRECISA CONHECER ESSE CARRO!

Nem sempre o produto mais vendido é o melhor. Essa é uma grande verdade do mercado. Por muitas vezes há produtos que se destacam não apenas em um, mas em vários aspectos e mesmo assim, figuram como coadjuvantes no ranking de vendas.

Não que haja algo de errado com eles. Apenas seus atributos não foram conhecidos pelo grande público. Por isso que nós aqui do EVPLACE afirmamos: “você precisa conhecer o Kia Niro HEV!!!”

Sim, mesmo que sua intenção nesse momento seja buscar por um Toyota ou Honda, ou mesmo um Hyundai, considere conhecer esse carro. Mas antes, comece conhecendo a Marca.

A Kia á um dos maiores fabricantes de automóveis do Mundo, fazendo parte hoje do conglomerado da Hyundai. Se já teve a oportunidade de viajar para a Europa ou mesmo acompanha campeonatos de futebol europeu ou o circuito de tênis, a Kia vai lhe parecer familiar pois há vários modelos circulando por lá e a empresa é anunciante constante de eventos esportivos no velho Mundo. E saiba que a marca é muito bem vista pela sua confiabilidade e qualidade de construção, em mercados exigentes como o americano, europeu e japonês e dentro da própria Coreia do Sul, sua Terra Natal.

Agora vamos ao carro. O Niro chegou as ruas da Coreia em 2016, e o modelo que avaliamos faz parte da segunda geração, lançada por aqui no final de 2022. Para o Brasil, a Kia optou por trazer a versão regenerativa, justamente com foco no Toyota Corolla Cross Hybrid, modelo com o qual concorre diretamente me termos de segmento de mercado.

Um detalhe curioso, é que o Niro é um dos poucos modelos no Mundo a contar com uma versão híbrida regenerativa ( HEV ), híbrida plug-in ( PHEV ) e elétrica ( BEV ).

Mas já posso afirmar, que em termos de tecnologia híbrida, o Niro consegue estar um passo a diante de seu principal rival japonês. Primeiro porque o modelo coreano consegue entregar 142 cavalos de potência combinada, frente aos 122 cv do Toyota. Além disso, a bateria de polímeros de ions de lítio de 1,6kwh permite rodar no modo elétrico por mais tempo que o Corolla Cross Hybrid, o que nos entregou um consumo que variou dos 16,7km/l a até 23,1km/l, o que podemos dizer ser muito bom!

TECNOLOGIA

Mesmo que o Kia Niro seja classificado como um híbrido regenerativo ele se diferencia dos modelos japoneses Toyota e Honda, tendo uma tecnologia muito particular, que é compartilhado com seus primos do lado Hyundai, o Ioniq Hybrid e o Kona Hybrid HEV.

A começar pelo fato de utilizar um motor gerador por correia, também conhecido como BSG ou Belt Starter Generator ) para funcionar como motor de partida e alternador. No caso da Honda e Toyota essa função é realizada por um dos dois motores elétricos montados no interior da caixa de transmissão. E por falar em transmissão, a engenharia da Kia optou por utilizar um câmbio automatizado de dupla embreagem a seco de seis velocidades em vez da solução eCVT comum nos concorrentes. Segundo a marca isso traz mais agilidade ao carro e permite aproveitar melhor o desempenho do motor a combustão.

O motor elétrico de tração, de 44cv e 17kgfmde torque, por sua vez está entre o motor a combustão e a caixa de transmissão DCT, sendo acionado isoladamente no modo EV, ou combinado com o motor a combustão. Nessa tecnologia, assim como os Híbridos Toyota, o motor a combustão não traciona o carro sozinho. Ou funciona como gerador para a bateria ou move o carro em conjunto com o motor elétrico.

Inclusive o acionamento do motor a combustão é bastante sutil, sendo um efeito direto do acionamento por correia do BSG. Apenas em arrancadas mais vigorosas é que se sente de forma mais brusca a partida do motor 1.6, que pertence a série Kappa, a mais moderna e atual do grupo, que substitui a anterior Gamma. Em algumas condições o motor a combustão parece soar um pouco ríspido, com um certo ruído e leve vibração, mas nada que comprometa o conforto de dirigir.

A bateria principal, por sua vez utiliza a química de polímero de íons de Lítio ( Li-PO ), semelhante a bateria de seu Iphone ou Ipad, mais leve e com boa capacidade energética, em vez das de Níquel hidreto metálico ( Ni-MH) da Toyota ou íons de Litio da Honda ( Ions-LI ). São 1,6kWh de capacidade e 240V de tensão. Inclusive a própria bateria 12 Volts também utiliza a mesma composição ficando abaixo do assento traseiro juntamente com a bateria de tração.

DESIGN

De certo, gosto é algo muito pessoal, mas não há como ficar indiferente ao Kia Niro. Precisamos admitir que ele tem muita personalidade! Não há nenhum outro modelo que se aproxime dele em termos de design, principalmente se considerarmos a evolução quando comparado a primeira geração.

Os destaques estão no formato trapezoidal dos grupos óticos dianteiros, na larga coluna traseira com um aplique plástico contrastante com a pintura da carroceria, que tem função aerodinâmica por ser vazado, direcionando o fluxo de ar, e o formato esculpido das lanternas traseiras

Aqui no EVPLACE acreditamos que um carro híbrido ou elétrico tem que parecer moderno em seu interior. Nesse ponto o Niro cumpre bem o quesito! Por dentro se mantém as linhas diferenciadas do exterior, apresentando um tabelier baixo, de design anguloso e sofisticado, coberto por um revestimento plástico texturizado. O ângulo na parte inferior do painel é tão agudo que evidencia o espaço para as pernas dando uma sensação de amplitude. No primeiro momento isso causa certa estranheza pois o passageiro dianteiro consegue ver os pedais do lado do motorista!

O painel de instrumentos e a central mutimedia formal uma unidade horizontal, complementada por um singelo filete de led acima do porta-luvas, que por sinal é bem grande.

O desenho horizontalizado do interior chega ao seletor de marchas, que é giratório, adornado pelo acabamento em black piano do console central. Aproveite o porta objeto para levar uma flanela para tirar as marcas de dedo que inevitavelmente vão se acumular sobre o acabamento brilhoso.

Há um curioso recurso do painel de acionamento do ar condicionado digital, que esconde a função de controle do sistema de som. Basta selecionar uma tecla e mudar do acionamento do ar condicionado, com controles de temperatura e velocidade do ventilador para um painel da multimídia, com regulagem do volume, sintonia das estações e opções de mapas. Boa sacada da Kia para poupar botões e deixar a cabine mais clean.

O revestimento das portas é de plástico, mas de boa qualidade, destacado pelo apoio de braços que corta a porta quase que na diagonal. Já os bancos, possuem o interessante apoio de cabeças característico da marca com uma leve corcova na parte de tras que funciona como uma espécie de cabide, permitindo levar o terno sem amassar.

O volante, multifuncional, possui dois raios, com boa pega e desenho que agrada. Há nele a opção de seleção do modo de condução que varia do Eco ao Sport, que muda a tonalidade do painel de instrumentos, variando de um azul neon no modo econômico para um lilás chamativo no modo esportivo.

HABITALIDADE

É fácil entrar e sair do Kia Niro! Os assentos estão bem posicionados, as portas têm boa abertura e a movimentação de entra e sai é bastante facilitada. Bom para quem tem filhos pequenos e precisa retirar as crianças do carro.

Uma vez ao volante o motorista vai perceber que a visibilidade para frente e para as laterais é muito boa! Há muito vidro e os retrovisores são grandes, em formato trapezoidal. Até o limpador do parabrisas consegue cobrir grande parte do vidro, o que é um ponto muito favorável para segurança.

Senti falta de porta objetos pelo interior do carro. Nas laterais das portas são estreitos recebendo garrafas plásticas pequenas. No console também falta espaço, apesar de haver um nicho inteligente que pode ser convertido de porta objetos a porta copos e garrafas ao toque de um botão. Há ainda um pequeno espaço abaixo do encontro de braço. No mais é só isso. Por ser um carro de pegada familiar imaginava um pouco mais de nichos pelo interior do carro.

Quatro adultos e uma criança vão bem acomodados. Há bom espaço para a cabeça e boa movimentação para os pés. Só não dá para colocar objetos na tampa de cobertura do porta-malas que é flexível e bem fina, servindo apenas para tirar a visão de objetos guardados por lá.

Por falar em porta-malas, os 425 litros atendem a uma família pequena, o a tampa tem acionamento elétrico, tanto pela chave quanto pelo interior do carro.

CONDUÇÃO

Rodar com o Kia Niro é uma experiência prazerosa. A suspensão tem bom nível de acerto, com rodar confortável. Combinado com a condução elétrica, torna o ato de dirigir algo bem sossegado. Ao menos em nossa avaliação, a variação de piso nem era muito sentida e o transito intenso foi vencido boa parte apenas consumindo a carga da bateria de tração.

Há quatro níveis de regeneração controlados por aletas com “ – “ e “+” atrás do volante, e nossa escolha foi manter no segundo nível, permitindo assim ajudar na recarga da bateria ao mesmo tempo que poupava o pedal do freio pois a desaceleração da regeneração já ajudava a diminuir a velocidade do carro.

Se você for um motorista muito atento irá perceber as trocas de marchas da transmissão de dupla embreagem ( DHT ) de seis velocidades. Mas só se for muito atento mesmo, pois as mudanças são sutis. Quando no modo Sport, é sentido a redução da marcha para ganho de torque do motor a combustão.

Os 141cv e 27kgfm dão ao Niro boa agilidade no transito e uma boa reserva de força na estrada. Para a proposta do carro, está bem de acordo.

SEGURANÇA

O pacote disponível no Kia Niro SX Prestige é bem completo. São seis airbags, detector de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, detector de ponto cego com indicação no retrovisor e vibração do volante, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência. Senti falta da câmera 360 graus hoje cada vez mais comum em modelos da categoria.

Só é preciso se ambientar com tantos alertas, pois a sinalização sonora e vibração do volante pode confundir no primeiro momento quem não está habituado a tantos assistentes de segurança. Passada essa fase, vai ficar feliz em saber que o carro está fazendo de tudo um pouco para manter sua integridade no transito ou na estrada.

Inclusive o modelo atingiu nota máxima de cinco estrelas no Euro NCAP, um dos mais respeitados institutos de segurança do Mundo em 2022. Parabéns a Kia pelo trabalho!

DESEMPENHO

O desempenho do carro é condizente com a proposta de ser um carro familiar muito eficiente. Ao todo são 141 cv de potência combinada e bons 27kgfm de torque. A velocidade máxima e de 175 km/h e o zero aos cem quilômetros por hora são cumpridos em 10,2 segundos.

No Modo Sport sente-se mais as reduções da transmissão e o ronco do motor de 1,6 litros aspirado. Não é um esportivo mas anda na frente de seu concorrente direto, o Toyota Corolla Cross Hybrid, e isso para o Kia já basta.

EFICIÊNCIA

O negócio mesmo do Kia Niro é a eficiência! Segundo a tabela do programa Brasileiro de Etiquetagem veicular ( PBEV ), o Sul Coreano registrou 19,8km/l na cidade e 17,7km/l na estrada, o que é bem interessante! Seu consumo energético é de 1,10 MJ/Km, mostrando que o sistema híbrido é bem eficiente! Mais interessante ainda é a emissão de apenas 68g de CO2 por km. Ponto para a Kia!

Esses números são melhores que o bem-sucedido Toyota Corolla Cross Hybrid, que segundo os mesmos critérios, emite 79g/Km de CO2, tem eficiência energética de 1,38 MJ/km e tem consumo de 17,8km/l em percurso urbano, e 14,7km/l em estrada, com gasolina e já considerando a versão 2025.

No teste que fizemos com o carro parado e ligado, climatizando a cabine, simulando aguardar uma pessoa embarcar no carro, a bateria suporta o sistema de ar condicionado por cinco minutos. Após isso, aciona o motor a combustão como gerador, também por volta de cinco minutos. E permanece nesse ciclo, otimizando as emissões nessas condições. Uma estratégia bacana que prometemos comparar com o Toyota em breve.

A marca afirma que é possível rodar até 800km dentro da cidade com um tanque cheio ( 42 litros ), com gasolina. O que particularmente não acho difícil visto que para isso o carro precisa ter uma média de 19km/l, e durante nosso teste chegamos bem perto disso com 18,5km/l.

CONCORRENTES

A vida do Kia Niro não ficou fácil. Antes só voltado a combater o Toyota Corolla Hybrid, o que se dá em pé de igualdade a disputa, com ganho em alguns pontos para o Kia, mas com a chegada dos chineses Haval H6 HEV e o Song Pro PHEV, restaram ao modelo coreano horas sem dormir de preocupação. Pode-se dizer que o chineses criaram uma categoria à parte onde duelam entre si, tipo a categoria de médio e meio médio do boxe.

TOYOTA COROLLA CROSS HYBRID

Principal embate do Kia Niro, o Corolla Cross Hybrid já liderou o segmento sendo o modelo com maior número de unidades circulando pelas ruas. É um produto de ídole imaculada, fruto da imagem de qualidade construtiva da marca e da boa aceitação do público para o “SUV do Corolla”

Mesmo tendo um conjunto propulsor menos potente, com apenas 122cv, consegue ser bem eficiente e entrega até 600km de autonomia urbana. Nada mal para um anque de apenas 36 litros.

Falta ao modelo algum arrojo no layout interno, que apesar do facelift externo, quando comparado ao descolado Kia, fica um tanto quanto envelhecido em termos de design.

Mas é preciso reconhecer que é um produto muito bem-sucedido em nosso mercado, tendo arregimentado clientes até do próprio sedã, que almejavam conduzir em uma posição mais elevada, que só os SUVs podem proporcionar.

CONCLUSÃO

O Kia Niro pode não ser o mais vendido na categoria de SUVs híbridos até 230 mil. Mas é certo que tem seus atributos e charme. Se você não precisa de um carro tão grande ou se sua garagem não comporta modelos de quase 4,7m de comprimento como o Haval e o BYD, os 4,42m do Sul Coreano lhe cairão muito bem.

O espaço do porta-malas de 425 litros atende a uma família de quatro pessoas, e o espaço interno é condizente com esse perfil familiar. Cumprir a rotina diária de levar filhos a escola, depois na natação, idas e vindas ao trabalho vai ser cumprido com êxito!

Bonito, e com personalidade, o Niro vai entregar muita eficiência, uma autonomia de até 800km em percurso urbano e a certeza que irá se diferenciar dentro da garage mde seu condomínio.

Nossa opinião? Ao menos deveria considerar conhecê-lo antes de fechar com um Honda ou um Toyota. É bem provável que mude de ideia.

Agradecemos a INTERVIA KIA por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

GALERIA

Publicar comentário

You May Have Missed