AUDI Q5 TFSIE PERFORMANCE – OS ANÉIS DE PODER

Teutônico. É o termo que posso utilizar sobre o Audi Q5 Performance 55 TFSIe Quattro. Um puro alemão, sólido como um monolito, o modelo é um exemplo do que a indústria germânica é capaz, mantendo a tradição do País em produzir aqueles que estão entre os melhores automóveis do Mundo.

Não à toa as marcas alemãs ganharam tamanha reputação o Mundo. Elas conquistaram esse reconhecimento pela excelência de seus produtos cuja fama atravessou décadas e hoje são tidos como automóveis de primeiríssima linha.

A Audi que conhecemos hoje representa o esforço da própria indústria alemã,  no início da década de 1930, de unir quatro marcas locais como a DKW, Horch, Wanderer e Audi, cada uma representada como um dos anéis de seu imponente logotipo, em uma única empresa, a Auto Union, que mais tarde viria a se chamar apenas de Audi.

A marca de Ingolstadt passou a fazer parte do conglomerado Volkswagen ainda na década de 1970 o que deu a Montadora o capital financeiro para se tornar o que é hoje, uma gigante da tecnologia automotiva e que tem despontando como um grande player da eletrificação dentro do próprio grupo VW.

A Q5 TFSIe é um claro exemplo disso, se mostrando um dinâmico SUV híbrido, que além de muito eficiente entrega como poucos uma boa dose de esportividade, como todo Audi deve ser.

TECNOLOGIA HÍBRIDA + TRAÇÃO QUATTRO

É impressionante o quanto a eletrificação fez bem ao Q5. O SUV médio da marca dos quatro anéis ganhou uma outra personalidade própria conseguindo revelar-se ainda mais como um legítimo Audi.

Afirmo isso pois o conjunto híbrido implementado nesse modelo não busca tão somente pela eficiência, mas tem a missão de manter o espírito vivo dos carros de Ingolstadt. Uma tração soberba, uma disposição a acelerar como poucos, e uma sensação de que o carro está sempre na mão. Se você não gosta de carros, talvez isso não te faça diferença, mas se você curte, isso é tudo de bom!

E isso afastou a imagem de que um carro híbrido deve ser tão somente eficiente energeticamente, deixando em segundo plano a dinâmica de condução e a capacidade esportiva de um automóvel. O trabalho feito nesse Audi nos chamou muita atenção. Afinal, o bom conjunto mecânico de versões anteriores foi mantido: o bom motor 2.0 combinado a um câmbio muito competente, e claro, uma tração nas quatro rodas para entregar todo o torque no chão. Só que agora com a eficiência de um motor elétrico. Temos aí, o melhor dos Mundos!

Sim, pois imagine uma Marca cuja capacidade de entregar o torque a todas as rodas tenha sido um de seus principais trunfos durante anos. Agora, conectado a esse sistema coloque um motor elétrico com torque instantâneo. Pronto, temos agora um produto rápido como um gatilho onde todo o tempo se percebe que o carro quer andar mais. Não a toa, o carro recebe o sobrenome “Performance”.

Um simples toque no acelerador e o Q5 embala com convicção, sempre parecendo querer mais. Nem precisa dar muito curso no pedal para ser o primeiro a largar na frente no semáforo. E, muito disso parte do reconhecido sistema de tração Quattro.

E esse é um dos principais diferenciais desse Audi é que a tração permanece nas quatro rodas mesmo em modo elétrico, pois o motor elétrico está entre o motor a combustão e o câmbio de dupla embreagem. Ou seja, a todo o instante, todo o torque produzido pelo motor elétrico, ou pelo motor elétrico combinado ao motor a combustão, está sendo enviado para as quatro rodas, e não apenas duas, como é comum em um híbrido. E isso faz uma grande diferença na dinâmica de condução.

O carro é ágil todo o tempo, e o motorista precisa conter o ânimo do SUV caso queira rodar de forma tranquila. Claro, o Q5 também pode entregar uma condução relaxada, mas seu instinto é mesmo acelerar. E isso, para quem conduz é uma sensação muito boa! Ponto pra Audi!

O motor a combustão também tem sua participação, afinal, sob o capô está uma versão atualizada, com tudo que tem direito do EA888, o excelente quatro cilindros de 2 litros, que equipa vários carros do grupo, desde Volkswagen esportivos, como o mítico Golf GTI, até mesmo o Porsche Macan. Com turbo e injeção dual inject ( direta e indireta ) TFSI esse é hoje o mais versátil propulsor da Audi, estando embaixo do capô de outros modelos da marca.

Esse motor sozinho é responsável por 252cv do total de 367 cavalos de potência combinada. E, os “55” estampados na tampa traseira são reservados aos modelos que entregam até esse patamar de forma, e o Q5 se enquadra com seus bons 51kgfm de torque combinado.

Junto ao motor a combustão a ágil transmissão S Tronic de sete velocidades, com dupla embreagem banhada a óleo, que faz as trocas de marchas serem quase que imperceptíveis, e ainda, em modo esportivo permitem a seleção através das aletas do volante. 

O segredo desse Audi? Some tudo isso em um único SUV: um disposto motor 2.0 a combustão, uma transmissão telepática de tão rápida nas trocas de marcha, entre eles monte um motor elétrico de alto desempenho, uma tração que entrega todo o torque as rodas sem o menor desperdício, e pneus Michellin 235/55 R 19, e temos o Audi Q5 Performance 55 TFSIe. Simples assim!

PERCEPÇÃO DE QUALIDADE IMEDIATA

Não há como não notar o quão bem construído é o Q5. Abra a porta e perceba que não é leve. Não mesmo. Isso passa uma sensação imediata de solidez. Entre no carro e feche a porta e perceba o quão hermético é o habitáculo. Em alguns momentos é até preciso fechar a porta com mais força uma vez que o ar fica retido no interior do carro, dado seu nível de vedação e isolamento.

No interior, percebe-se que se está dentro de um Audi. A elegante e discreta paleta de cores, variando do preto ao cinza claro, os comandos essenciais em botões físicos, a montagem irrepreensível do painel e console, além do formato característicos dos bancos S-line. Tudo de muito bom gosto.

Os assentos são envolventes nas laterais e ombros, e firmes como se deve ser, na densidade certa para apoiar bem suas costas e pernas. O próprio couro não é tão liso, sendo espesso e até um tanto rugoso para firmar o condutor e passageiros aos bancos enquanto se contorna uma curva como se fosse uma reta.

O volante é um tanto maior que se imagina, e o acabamento em plástico rígido em boa parte da cabine não tiram o mérito desse carro. Inclusive, a noite, o interior ganha uma outra vida com a iluminação em led cortando o painel e chegando até as portas traseiras. Há varias rores disponíveis, mas ouça minha sugestão e deixe selecionado o tom “impuls Red”. Fica incrível”

E tudo no carro é muito justo. O acionamento do joystick tem uma resposta tátil firme e precisa ao se selecionar as marchas. O volante, tem também uma calibragem um pouco mais pesada, mostrando que se está conduzindo um automóvel muito sólido. Até mesmo as alavancas da coluna de direção têm um certo peso.

E quando se imagina que seu rodar será áspero, vem a surpresa. Em um asfalto de boas condições, o trabalho da suspensão é simplesmente primoroso, entregando um nível de conforto que realmente impressiona. Essa sensação apenas será interrompida quando passar por cima de algum sinalizador na rua, que lhe lembrará que aquela confortável suspensão tem no fundo uma pegada esportiva. 

O Audi Virtual Cockpit é um destaque a parte! Com excelente apresentação dos gráficos com contraste que facilitam a leitura, percebe-se que houve uma dedicação por parte da engenharia em fazer algo realmente bom. E conseguiram. O Painel de instrumentos possui três configurações que combinam muito bem a leitura priorizando o motor a combustão ou a condução híbrida, ou os dois associados. Cada qual com um layout de grande legibilidade. Em meu período com o Q5 optei pelo modo combinado.

O elevado túnel central até prejudica o espaço de movimentação dos pés de quem vai no assento central traseiro, mas nos ajuda a lembrar que estamos a bordo de um Audi com tração Quattro, e ali embaixo passa o eixo de transmissão que leva o torque as rodas traseiras. Se pensar direitinho, que bom que ele está ali!

EFICIENTE E SEGURO

A Audi não se preocupou apenas em manter seu espírito vivo no Q5 TFSI. Era preciso estar alinhado com as cada vez mais exigentes normas de emissões e segurança, principalmente no rigoroso território alemão. E A Audi fez isso com primazia.

Ao afivelar o cinto e sair com o carro se percebe o sistema de pré-tensionamento te ajustando ao banco ao retrair o cinto. Isso já te lembra que há ali um algo mais em segurança. É um carro que vem recebendo notas máximas em testes da Euro NCAP quando foi avaliado em 2009 e 2017 já nas gerações anteriores.

Nessa geração atual os sistemas de auxilio a condução foram aprimorados e funcionam muito bem, com destaque ao alerta de tráfego cruzado, que literalmente segura o carro em manobras de marcha a ré. Ele ancora as rodas quando um carro vem em fluxo transverso. Da primeira vez até me assustei tamanha a forma como o carro é segurado.

Os demais itens de segurança ativa têm funcionamento pouco intrusivo, o que não atrapalha na condução, mas estão sempre muito presentes. O alerta de ponto cedo por uma luz no retrovisor deixa o condutor muito atendo em manobras de mudança de faixa.

Quanto a eficiência, mesmo sendo capaz de acelerar até os 100kmh em apenas 5,3 segundos, ele entrega uma boa autonomia elétrica, que conseguimos 44km em ciclo urbano, estando acima do informado pelo Inmetro de 38km, graças a bateria de Íons de Lítio de 17,9kWh. Seu consumo de combustível é muito baixo, que ainda segundo a entidade, é capaz de percorrer 21 km consumindo apenas um litro de gasolina em modo híbrido. O que é muito bom se considerando que pesa duas toneladas. ( Pois é, sistema de tração nas quatro rodas mais bateria, dão umas gorduras a mais no carro ).

Mesmo rodando com a bateria com carga baixa, o consumo usando mais o motor a combustão ficou entre 9,5km/l e 10km/l, ainda melhor que a versão apenas a combustão e seus 8km/l.

E, na hora de recarregar, o carregador portátil de 7,2kW que vem com o carro entregam uma bateria 100% carregada em menos de 3h, o que é bastante prático no dia a dia, tanto no carregamento em casa quanto em shoppings ou centros comerciais.

CONCORRENTES

O segmento de SUVs médios de luxo eletrificados não é nada fácil. Afinal, há representantes de peso, vindo da própria Alemanha, como o BMW X3 Xdrive30e ou mais ao Norte, com o Sueco Volvo XC60 T8 Recharge.

BMW X3 XDRIVE30E

Qualquer BMW é sempre um oponente de peso. O impressionante é a capacidade da marca Bávara de fazer SUVs que tem comportamento dinâmico muito acima da média. Mas, cobra um preço por isso.

Se seu gosto é por carros alemãs, vá na versão M Sport, que apesar de ter o mesmo conjunto mecânico da X-Line ao menos traz um visual mais esportivo com parachoques próprios e volante M, deixando-o pronto para encarar o conterrâneo Q5. Conta com tração integral permanente como o Audi, mas a principal questão é que está prestes a ser substituída por uma nova geração.

VOLVO XC60 T8 RECHARGE

Um oponente e tanto. Não é alemão, mas o Sueco de origem, e chinês de fabricação, é tão sólido e bem construído quanto. É o atual preferido entre os clientes do segmento por ser seguro, espaçoso, confortável, potente, bonito e contar com tração integral por demanda.

Mas, particularmente, para sobrepor o competente Q5 híbrido, aconselhamos a versão Ultimate de acabamento, em vez da Plus, que irá incluir revestimento do painel em couro, assentos ventilados e aquecidos com apoio para pernas, som assinado, joystick em cristal legítimo e roda com desenho exclusivo uma polegada a mais, além de head-up display e câmera 360°. A versão Black seria mais um upgrade de estilo que funcional, por assim dizer.

POR QUE COMPRAR O AUDI Q5 PERFORMANCE 55 TFSIE?

Primeiro porque ele é competente em tudo que se propõem. Tem desempenho e eficiência em um mesmo pacote, é confortável, mas mantendo o caráter esportivo da Marca, tem um pacote de segurança no mesmo nível que seus concorrentes, e já é bem completo. Mas é um carro para quem gosta de dirigir e dá valor a um carro “na mão”. Além do quê, é um híbrido com tração Quattro!

Se você já teve quando mais jovem um Golf GTI, Jetta TSI, a primeira geração do Tiguan, ou mesmo um Audi A3, uma evolução natural seria esse SUV para sua nova família. O difícil será convencer sua esposa a liberar o carro. Ela vai amar o Q5 como a minha amou!

Agradecemos a Audi Center Recife por gentilmente nos ter cedido o carro para avaliação.

Galeria

Publicar comentário

You May Have Missed