RANGE ROVER VELAR PHEV – YATCH MASTER

A marca Rolex construiu uma reputação internacional ao entregar relógios que transcendem a simples função de informar as horas, tornando-se um ícone do luxo, bom gosto e dedicação em criar produtos únicos da mais alta precisão. E, dentro de seu portfólio há um modelo específico que representa muito desse automóvel que avaliamos aqui no EVPLACE: o Yacht Master, um relógio com design único com caixa em ouro amarelo e pulseira de silicone Oysterflex.

Um relógio que como poucos reúne a funcionalidade e robustez do estilo “diver” com o luxo e precisão da marca suíça. E assim posso definir o Range Rover Velar P400e, ele é sem dúvidas o Rolex Yacht Master da gama Range Rover. Elegante, com toque esportivo na medida certa, e preparado para a aventura.

E há vários atributos em comum. A começar que entre o relógio e o SUV há uma clara inspiração náutica. O Velar teve suas linhas claramente inspiradas em sofisticados iates de luxo, com suas linhas esguias e elegantes, que no ano de seu lançamento em 2017, arrebatou uma legião de fãs o fazendo conquistar títulos de carro mais bonito do Mundo na época pelo Word Car Design of the Year, de 2018. E, assim como os Rolex, é fascinante ver como o carro envelheceu bem, tendo passado já por um facelift de meia vida que deixou seu interior ainda mais minimalista e sofisticado.

O MELHOR DO LUXO INGLÊS!

As linhas do Velar se tornaram o padrão estético dentro da marca que foi seguido por modelos como o Range Rover Sport e, principalmente o Evoque, que claramente bebeu na fonte do Velar em sua segunda geração.

A frente elevada, com os faróis estreitos, e a grade em preto realçam o nome da linha Range Rover aplicado sobre o capô. Visto de lado, a linha de cintura alta dá ao SUV um ar elegante, principalmente curva descendente do teto, que dá ao modelo o ar de SUV cupê da gama. As colunas escurecidas, em tom preto brilhante acentuam ainda mais esse efeito no carro. Os para-choques, assim como as maçanetas são embutidos, deixando o design ainda mais fluido. O resultado, é magnífico, principalmente no tom de cinza Carpathian do modelo avaliado, combinado com o pacote Black.

Internamente, é onde o Velar apela para o conceito de que o Luxo está na simplicidade, e não na opulência. E quando falo simplicidade, me refiro a forma como foram distribuídos os comandos, concentrando as principais funcionalidades em sua tela Multimedia com sistema Pivi deixando o console e painel livres de botões. O resultado é um interior limpo, elegante e que foi seguido pelos demais modelos da linha Range Rover, agora promovida a marca independente.

No interior se notará apenas o volante multifuncional, a tela digital do painel de instrumentos, de ótima visualização, a tela multimídia que até parece pequena dado o espaço interno do carro, e o pequeno joystick revestido com um material tipo neopreme. E nada mais. Botões físicos só no volante, nas portas e nas laterais dos bancos. Todos os comandos adicionais estão concentrados na tela.

Já as poltronas do Velar, serão a primeira coisa que irão estimular seus sentidos. Eles são simplesmente incríveis, no sentido mais amplo da palavra. O couro Windsor é da mais alta qualidade, e o apoio das pernas e tronco é fenomenal, fazendo parecer qualquer outro banco de carro um simples banco de praça. E não é exagero.

Há diversas regulagens que vão além da altura do assento, inclinação do encosto e ajuste lombar. Há uma extensão do assento que se projeta para a frente e para cima melhorando, e muito, o apoio da parte inferior da perna. O ajuste lombar não é apenas em profundidade, apoiando mais ou menos a coluna, mas também em altura! Sim, é possível ajustar o apoio lombar mais abaixo ou mais acima, para melhor se enquadrar com as diferentes estaturas dos condutores. Minha lombar e minhas vértebras L1, L2 e L3 agradeceram demais. E não acaba por aí, o encosto de cabeça é regulado eletricamente também em altura. São nada menos que vinte ajustes, e tudo isso ao toque de simples botões.

Não faltou, é claro cinco tipos de massagem, com cinco níveis de intensidade, ventilação, aquecimento e três memórias de posição, que atua juntamente com a coluna elétrica de direção e até mesmo a posição aberta ou fechada da cortina do teto panorâmico de acordo com sua preferência. E os assentos traseiros ainda são reguláveis eletricamente em inclinação. Um luxo só!

Além dos assentos, o sistema de som presente no Velar Dynamic HSE PHEV dificilmente será superado por qualquer outro que você já tenha ouvido, tamanha a qualidade sonora. O sistema de áudio é assinado pela fabricante inglesa Meridian, uma marca high end quando o assunto é reprodução de músicas em alta fidelidade. O sistema tem um recurso 3D com 16 autofalantes e subwoofer, de 750W que faz qualquer audiófilo abrir um largo sorriso pela experiência imersiva das músicas. Ouvir a versão remasterizada de “killer Queen” da banca inglesa Queen vai te fazer perceber notas e acordes como nunca tinha percebido em sua vida. É simplesmente absurdo e digno de aplausos!

EFICIÊNCIA E CARREGAMENTO

Mas não apenas de luxo e imponência, vive um híbrido de luxo. É preciso entregar também uma boa dose de eficiência e é claro, de desempenho. Para isso a JLR equipou o Velar, agora só vendido na versão PHEV com o mesmo conjunto híbrido plug-in utilizado no Defender 110, o P400E, que traz o motor 2.0 de quatro cilindros da família Ingenium associado a um motor elétrico a frente da transmissão de oito velocidades da ZF, alimentado por uma bateria de 19,2 kWh que segundo o Inmetro é capaz de conduzir o carro por 39 km apenas consumindo a energia da bateria.

Nós conseguimos rodar 41km nessa condição, e acreditamos que será possível rodar até 45km a cada carga, só no modo elétrico dentro da cidade. A grande vantagem é poder utilizar a porta de carregamento rápido do tipo CCS2 de corrente contínua, que em apenas 30 minutos carrega a bateria de tração, algo que poucos híbridos possuem no Brasil. Em corrente alternada, o sistema suporta 7,2kW carregando em menos de 3h.

Quanto ao desempenho, o conjunto híbrido P400e entrega 404 cavalos de potencia combinada e 65,2 kgfm de torque, o que dá ao parrudo SUV a capacidade de chegar aos 100km/h em apenas 5,6 segundos, mesmo pesando 2,2 toneladas. Com um tanque cheio e bateria 100% carregada é possível rodar mais de 600 km dentro da cidade.

Se quiser colocar o carro para rodar em um percurso off-road, o que particularmente duvido muito, visto que seu uso é mais urbano e rodoviário, o Velar estará pronto para qualquer desafio com seu sistema terrain response II, grandes ângulos de entrada e saída, elevada altura do solo e capacidade de transpor mais de meio metro de água.  Tudo podendo ser ajustado pela central multimídia com diversos recursos. Mas você não vai querer sujar esse belíssimo carro, não é verdade?

CONCORRENTES

Quanto mais se está perto do topo, menos opções de veículos estará disponível para atender as suas cada vez mais exigentes necessidades. E, no patamar que a JLR posiciona o Velar, há poucas opções disponíveis. Sim, um alemão seria o embate natural, mas que hoje se limita apenas a BMW, pois tanto a Audi quanto a Mercedes não comercializam SUV de alto luxo com tecnologia híbrida plug-in, restando a japonesa Lexus colocar na briga seu oponente, o RX450h.

BMW X5 XDRIVE 50E

Qualquer competição contra um BMW é sempre muito difícil. A Montadora tem uam reputação de dinâmica de condução, qualidade de acabamento e confiabilidade técnica como poucas, ainda mais se o modelo for o X5, um SUV que aproveitou o que havia de melhor na Land Rover quando foi lançado, pois na época, a marca inglesa fazia parte do conglomerado alemão, que aproveitou por absorver boa parte do know-how dos ingleses sobre como fazer SUV com grande capacidade off-road e ainda assim ,serem confortáveis. A própria Land Rover na época usou motores V8 4.4 BMW em seus Range Rover.

Vinte e cinco anos e quatro gerações depois, cada um assumiu uma personalidade própria, e a veia aventureira do BMW foi sobreposta por mais desempenho on-road que propriamente off-road, o que casa melhor com a proposta do carro. Continua sendo um titã no segmento de SUV grandes híbridos, e se o desempenho é o que realmente importa para você, o seu carro é a X5, com pacote M Sport, por favor. Se preza por luxo e classe, o Range Rover Velar lhe cairá muito bem.

LEXUS RX450H

O mais esperado lançamento da Lexus dos últimos anos, o RX trouxe para o Brasil a tão esperada tecnologia híbrida plug-in, uma evolução natural dos híbridos regenerativos comercializados por aqui desde 2020. No DNA do carro está a forma como os japoneses entendem o Luxo, e é bem diferente dos alemães ou ingleses.

O novo RX450h já avaliado por nós aqui no EVPLACE é a representação do luxo e imponência nipônico. Materiais de altíssima qualidade, absolutamente suaves ao toque e com nível de acabamento muito superior. Botões físicos ainda participam do interior de um Lexus que remete mais a praticidade, com um toque de classe retrô. Sim, não tem o mesmo desempenho ou capacidade off-road de um Range Rover, mas irá atender muito bem quem busca por silêncio e suavidade de condução.

POR QUE DEVE COMPRAR O RANGE ROVER VELAR DYNAMIC HSE P400E

Porque ele é simplesmente incrível em vários aspectos. Luxo, suntuosidade, imponência, e elegância extrema, combinado com um interior com assentos dignos do palácio de Buckingham, e um som simplesmente absurdo em sua qualidade sonora! Há, e além disso é hibrido, o que o permite pode rodar uns 40km por dia sem consumir uma única gota de gasolina, prêmio, de preferência. Mas por tudo isso o valor pedido não é baixo, são cerca de R$ 750 mil pelo Velar PHEV, mas que está alinhado com concorrentes como BMW X5 xDrive 50E, que mesmo sendo um excelente alemão não tem a nobreza desse Range Rover, ou a mesma capacidade off-road.

Se aprecia a forma como os ingleses fazem SUV de luxo, afinal, o mérito é deles de ter inventado essa categoria com o Range Rover, eu indicaria passar em uma concessionária da marca e conhecer de perto esse carro! Assim como um Rolex Yatch Master é difícil não se apaixonar pelo Velar!

Agradecemos a Way Range Rover por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

Galeria

Publicar comentário

You May Have Missed